Como Criar Uma Monografia Simples

Como Fazer Uma Monografia

Monografiselaboração de uma monografia não é algo que nós alunos estamos acostumados a fazer durante o ano letivo pois ela é muito mais do que mais um trabalho de faculdade.

A monografia tem um caráter de pesquisa científica, que aborda determinado tema de maneira bem mais ampla do que estamos acostumados. Além disso, ela deve seguir uma série de normas específicas.

Nesse artigo vamos dar alguns dicas sobre como fazer uma monografia, além de um passo a passo da estrutura desse tipo de TCC.

Como fazer a Monografia

O desenvolvimento de uma monografia de TCC segue quase sempre o mesmo processo de criação. Vamos ver quais são eles:

1. Definição do Tema

A correta escolha do tema é primordial para que o aluno consiga desenvolver melhor o conteúdo do trabalho de conclusão de curso.

Uma monografia deve ter um tema único e quanto mais específico melhor. Não tente abraçar o mundo e escolha um tema específico, visando resolver, responder ou discutir algum problema da comunidade  e/ou da sociedade.

É importante escolher um tema que você tenha real interesse, que goste, e que é ou será parte de sua carreira. Isso por que você terá que ler, estudar e escrever muito sobre a assunto, então nada melhor do que optar por um assunto interessante. Um bom exemplo é se você gosta de sistemas de internet porque não falar sobre programação? Seu tema poderia ser o PHP do Zero ao Profissional.

2. Escolha do Professor Orientador

O professor “responsável” terá papel muito importante no desenvolvimento do seu TCC. Primeiramente ele poderá ajudar a refinar o tema escolhido, dando dicas, sugerindo abordagens, pontos de partida e etc.

O orientador também te ajudará nos primeiros passos de como fazer uma monografia, e principalmente nas revisões durante todo o processo, não no conteúdo em si, mas na estrutura, no andamento do seu desenvolvimento.

Procure escolher um professor que tenha afinidade profissional ou acadêmica com o tema escolhido. Não opte apenas pelo professor mais legal, o orientador deve ser alguém que está disponível e que faz as críticas certas.

Uma dica é perguntar para outros alunos como foi a experiência deles com o professor e quais suas recomendações. Mas eu recomendo que você utilize o software Monografis que ira facilitar demais seu trabalho.

3. Projeto de Monografia e Cronograma

Lanterna X900Fazer uma Monografia é um trabalho longo, provavelmente o maior projeto que você já fez, então é essencial fazer um planejamento da estrutura e dos prazos antes de começar.

Defina datas para cada etapa e cumpra-as, não caia na tentação de ir adiando e chegar no último mês sem ter nada feito. Uma boa opção é pré-agendar reuniões com seu orientador, por exemplo, todo dia 15 do mês, para que você apresente seu progresso. Isso cria um compromisso que vai te forçar a cumprir o cronograma.

4. Desenvolvimento da Monografia

Nesse ponto você já tem uma boa idéia de como fazer uma monografia, e se quiser pode até utilizar a lanterna X900 e já estará pesquisando e lendo muito sobre o seu tema, não esqueça de salvar as referências, guardar dados, imagens e gráficos que agregarão valor ao seu TCC e escreva os capítulos do trabalho, revisando-os com o seu orientador para que ele possa corrigir o rumo quando necessário.

Atente para as normas ABNT desde o começo do desenvolvimento, pois será mais fácil já começar a escrita seguindo as normas, do que revisar todo o conteúdo quando concluí-lo.

Avisos

  • Não se esqueça de procurar na versão final por erros e omissões. Esses erros podem irritar a tal ponto de reduzir suas substancialmente sua nota.
  • Se você usar fontes externas e não creditar as fontes, você estará trapaceando e plagiando. Você irá reprovar e, possivelmente, será expulso da escola. Isso não vale a pena, pois você irá perder suas chances de continuar estudando e é pouco útil para ajudá-lo a reter o conhecimento e desenvolver a compreensão analítica e aprofundada que você precisa aplicar para o resto de sua carreira. Se esforce agora, para que o resto do seu conhecimento floresça depois.
  • Não entregue uma monografia escrita para um professor de um assunto para o de outro assunto. A única vez em que é que você deve fazer isso é quando você pediu permissão para tal. Lembre-se que os professores falam uns com os outros constantemente.
  • Lembre-se que a escrita da monografia é uma parte importante de sua carreira acadêmica. Certifique-se de incluir a página de título, índice, corpo do trabalho e a página de referência.

Segundo todas estas dicas de como fazer uma monografia passo a passo, certamente você terá uma monografia com todas as regras e que esteja dentro do padrão acadêmico.

Se você gostou deste passo a passo ou tem alguma dúvida, não hesite em deixar abaixo nos comentários que em breve lhe responderemos.

Fonte: http://inteligenciacatolica.com

Quais são os melhores estimulantes sexuais?
Como Parar de Roncar