Com Ter Uma Alimentação Saudável

Alimentos Ricos Em Fibras

Parabéns a todos que já adotam ou para aqueles que estão em busca de informações sobre a alimentação saudável. Você faz parte do seleto grupo que entende sobre as necessidades do organismo e se preocupa com sua qualidade de vida.

É sempre possível adotar uma forma saudável com valor nutricional de alimentos indicado para crianças ou jovens basta você seguir passos de uma vida saudável por guia especial.

Mas para os leigos, o que é alimentação saudável? Isso será descoberto a seguir. O que se pode adiantar é que, embora clichê, a seguinte frase está diretamente associada com este tópico: “você é o que você come”.

Se você segue uma alimentação baseada em alimentos natura minimamente processados, precisa repensar na hora das compras de alimentos ricos em proteínas, não se deixe influenciar por familiares, amigos e colegas nesse momento, você tem que pensar no seu corpo.

Comer na Rua

Atualmente, está cada vez mais difícil se alimentar em casa devido a correria do dia a dia. Muitas pessoas colocam a saúde de lado e não praticam exercícios físicos e nem se alimentam corretamente.

No café da manhã opte por alimentos ricos em fibras mais nutritivos como pães integrais, sucos naturais, frutas, cereais e iogurtes naturais.

Os lanches durante o dia são um problema para quem trabalha fora porque há apenas opções como lanches gordurosos ou decide passar horas sem comer.

Deixe na bolsa ou no trabalho barrinhas de cereal, frutas, sucos da fruta, biscoito de sal e outros lanches leves e nutritivos.

Para você que almoça fora de casa, sempre opte pelos restaurantes self service onde é possível escolher os pratos que serão consumidos.

Comece o almoço com um bom prato de salada (alimentos que são oferecidos de forma variada nesses restaurantes), escolha uma opção de carboidrato, uma de proteína e vegetais.

Se você sai do trabalho diretamente para a faculdade ou para um curso procure jantar antes de ir. Em muitos casos isso não é uma pção viável, dessa forma, faça um lanche saudável evitando molhos industrializados, refrigerantes, salgados fritos e doces. Os horários para se alimentar fora de casa nem sempre são os melhores, mas reserve esse tempo para apreciar a comida e se sentir devidamente saciado.

Dicas para Alimentação Saudável

Alimentos Ricos Em Proteínas

  • Consuma pelo menos 5 porções de arros e feijão durante a semana;
  • Não consuma a gordura das carnes e as prepare da forma mais saudável possível;
  • Evite o consumo de óleos vegetais e manteigas, limitando o consumo para apenas uma porção por dia;
  • Evite ao máximo o consumo de refrigerantes e sucos industrializados;
  • Faça alimentos com menos sal;
  • Utilize alimentos transgênicos
  • Beba 2 litros de água diariamente;
  • Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas;
  • Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos;
  • Não consuma líquidos durante as refeições;
  • Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente

Quais alimentos devem ser ingeridos todos os dias?

A recomendação, dentro do possível, é você incluir na sua alimentação diariamente:

  • 5 porções de frutas ou vegetais
  • 2 ou 3 porções de laticínios, como leite ou iogurte
  • 1 porção de fontes de proteínas, como peixe, frango ou ovos
  • 5 ou 6 porções de carboidratos, como pães e cereais, sempre dando preferência para os integrais

Gordura, açúcares e doces devem ser limitados a 1 porção. Isso porque os índices de obesidade assustam: são cerca de 300 milhões de pessoas obesas. Açúcar e gordura em excesso, além do sobrepeso, podem trazer outras doenças, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Dê preferência aos temperos naturais

Alimentos Energéticos

Voltar à cozinha para o preparo dos alimentos é um ótimo jeito de cuidar de sua alimentação. Como já falamos em outro post sobre os malefícios de temperos industrializados, dê atenção redobrada à quantidade de sódio presente nos alimentos energéticos.

Assim, durante o preparo, opte por temperos naturais, como cebola, alho, ervas, cebolinha, salsinha, entre outros. Isso diminuirá a quantidade de sódio no seu alimento, preservando suas propriedades e ainda dando mais sabor.

Não fique sem comer

Fazer de 5 a 6 refeições diárias é uma das principais regras de uma boa alimentação saudável. Assim, você consegue ingerir frutas durante os lanches, optando também por vegetais e legumes, como cenouras. Por que tantas refeições? A verdade é que vivendo assim você não fica com muita fome nas refeições principais, ativando seu metabolismo.

Evite biscoitos e doces; além de não matarem a fome, eles são ricos em gorduras saturadas, aquelas que fazem mal à saúde. Mesmo biscoitos que prometem serem saudáveis podem não dar publicidade ao sódio em alta quantidade presentes.

Alimentação saudável combina com hidratação

Manter o corpo hidratado é uma das regras mais importantes para quem busca uma alimentação saudável. Os líquidos devem ser consumidos diariamente, optando sempre pela água. Refrigerantes e sucos industrializados são ricos em açúcares e calorias.

A água, por si só, ajuda a eliminar toxinas, melhora sua pele, ajuda no transporte de vitaminas e previne o cansaço. Sempre que possível, beba de 1,5 a 2 litros de água.

Dieta detox
Como Ficar Rico